in tenui labor

 

 

Manifestando um antigo ideal de obra breve, concisa e refinada, a expressão de Virgílio que dá nome à mostra aponta para duas características fundamentais encontradas na pintura de Sueli Espicalquis: a síntese formal e a reflexão, ilusoriamente modesta, que a pintura requer para que esta operação se realize. Preocupação constante no seu processo de trabalho, Sueli conquistou aos poucos uma fatura pictórica sutil, vinculando a cor à materialidade densa da tinta a óleo com variações dadas pela mistura da cera de abelha e de solventes, que lhe permitiram construir relevos cada vez mais delicados e imprevisíveis.

A imagem resultante do acúmulo da matéria colorida justaposta, em contraste com planos mais finos de tinta evoca, por analogia, uma paisagem do ponto de vista aéreo, de cidades “imaginárias” edificadas a partir de princípios visuais gráficos de mapas e guias urbanos. Na forma da pintura, este pensamento ganha corpo sensível: adensamentos, acidentes e espaços vazios indicam outros caminhos que, divergindo do sentido quase preciso a um destino programado nos nossos aplicativos atuais, ainda assim nos fazem encontrar um lugar.

 

Podemos encontrar nos “pequenos assuntos” do dia a dia motivos para histórias com desfechos que, para nossa surpresa, podem ser muito mais gloriosos. E para isto acontecer, precisamos nos deter a esses “assuntos” para poder aprender a olhá-los porque “ver é uma operação que exige um esforço”, como disse Matisse há muito tempo atrás. Mas comentários são quase sempre insuficientes para tratar tal questão. Principalmente se contrapostos à experiência concreta de observar pinturas, como as de Sueli, porque acredito que, além de aprender a ver, é muito mais laborioso e delicado para um artista “fazer os outros verem”, também.

 

Eurico Lopes

Texto da exposição in tenui labor, Espaço Cultural TRT-Campinas-SP, 2016

em tamanho, mas sempre apresentam uma ampla escala e ocupam, sem titubear, o espaço expositivo. (...)

© 2019 SUELI ESPICALQUIS, Inc. Todos os direitos reservados.